A Felicidade Custa Pouco, Mas Tem Um Valor Imenso.

 

A Felicidade Custa Pouco, Mas Tem Um Valor Imenso.

 

*Para Dona Ivonise

 

          Recentemente, numa de minhas muitas idas e vindas por esse mundo de meu Deus, conheci uma pessoa, uma mulher, muito especial. Sentei-me ao lado dela num banco de rodoviária enquanto aguardávamos nossos ônibus chegar. Embora fossemos para lugares diferentes, quis o destino que ali fosse nosso ponto comum na viagem da vida.

Sabe aquele tipo de pessoa que mesmo de longe, você percebe o quanto de luz ela irradia? De uma aura tão vivida, que parece que você a conhece de outras vidas? Ela é exatamente esse tipo de pessoa. Que faz de alguma forma, as outras serem atraídas por sua luz. Quase queima de tanto que ascende em brasa a sua vitalidade. Uma senhora no alto dos seus quase 75 anos de idade, uns 100 de sabedoria e pouco mais de 20 de muita vitalidade. De um sorriso largo, olhos claros radiantes, uma estrutura comum, mas muito bonita. Até porque vocês já sabem de onde vem a beleza; e é de lá mesmo do íntimo do ser, que essa beleza real nasce nessa mulher.

Me chamou atenção a sua autenticidade e empoderamento. Contou-me que dali, de Crato- CE, iria para João Pessoa- PB, que a noite inteira seria de estrada, mas que só em pensar na alegria de encontrar os seus no destino já valia a demora. De lá, seguiria para Recife, e do Recife partiria rumo ao Espírito Santo. Se orgulhando de fazer todo aquele trajeto, sozinha, porque na verdade não se sente só nem um minuto sequer. Havia aprendido desde cedo que a vida é uma estrada breve e que só vale a pena se for bem vivida a cada instante. Conclui essa parte da história dizendo que hoje viajar é prioridade; que detesta passar muito tempo quieta em um só lugar; e que Graças a Deus, tinha um neto, que ela havia criado como filho, que está bem de vida e que faz questão de proporcionar todas as viagens que ela quer. Orgulhosa ela então complementou:

-Você deve conhecer meu neto, ele é bem conhecido nas redes sociais. Uma pessoa tão boa, minha filha, que merece tudo de mais maravilhoso nessa vida.

Aí me mostrou o perfil dele no Instagram. E para minha surpresa ele é mesmo uma dessas personalidades cearenses da qual se tem orgulho. Eu até o seguia já! De uma história de vida muito bonita, integra e feliz. O que fez todo sentido agora conhecendo a sua avó.

Ela então perguntou: -E você, conte um pouco sobre você?

Mas honestamente, me senti tão pequena diante de tanta grandeza, que minha vontade era de aprender mais. Então, oficialmente me apresentei, mas deixei bem claro, que são as boas histórias que me encantam e a energia boa dela, já estava fazendo até aquela espera normalmente chata, se tornar o melhor da viajem. Mas ela também tinha curiosidades, e foi aí que contei, que tinha uma filha, que era solteira e que não sou muito boa com romances. (Isso foi quando ela me perguntou se tinha namorado!). Ela então concordou. Disse:

-As pessoas acham difícil se casar hoje em dia. As mulheres não aguentam mais nada! Eu, já não aguentava há muito tempo, por isso estou sozinha e nunca mais quis um homem. A vida é muito boa para perder se prendendo em quem não sabe amar. A felicidade custa pouco, mas tem um valor imenso.

Sabias palavras!!

-Olha minha filha, eu adoro festa, música, gente. Tenho um monte de amigos. Por onde ando eu faço amizade. Nunca quis dinheiro. Vivi com pouco, passei muitas dificuldades, mas nunca lamentei. Tudo que tinha era dividido com os meus e com todos que de mim precisasse. Comprei uma casinha e quando meu neto disse que tinha um sonho e precisava de dinheiro para realizar esse sonho, eu não pensei duas vezes; vendi a casa e dei todo dinheiro a ele. E deu certo. Deus nunca me desemparou. Nenhum dia, eu ou meus filhos passaram fome. Deus cuida de nós com tanto zelo e cuidado, mas também a gente precisa ser positivo. Confiar!! Eu confio. Quer saber!!

-Meu neto hoje, insiste em querer comprar uma boa casa para mim, quer me compensar. Oferece para eu comprar moveis e tudo que eu quiser. Mas eu não quero. Ele me dá dinheiro par eu pagar o aluguel, viajar, minha geladeira tem de tudo, sempre cheia. Isso é riqueza! Pra que eu vou querer uma casa a essa altura da vida? Pra quando eu morrer os filhos ficarem brigando por ela? Há não. Paguem um plano funerário, que quando eu morrer eu sou velada por lá e tudo mais que tiver meu nesse mundo, que seja doado para quem quiser. Bom mesmo é ter saúde.

-Fiz uns exames esses dias, para ver como esse coração esperto anda. O médico disse que preciso fazer um tal de cateterismo. Aí eu perguntei a ele: -É perigoso doutor? E ele falou que não, mas que era bom cuidar. Sabe o que foi que eu disse... -Doutor, vou viajar, se quando eu voltar o coração ainda estiver batendo, a gente cuida disso. Porque a minha prioridade agora é viver, e o tempo não espera.  Profetizo em minha vida coisas boas todos os dias e sei que por onde eu for serei feliz até o fim. Não quero nada demais, a vida já me ofereceu tudo. Mas enquanto isso, vou seguindo com alegria sem pressa de acabar.

Que lição de vida!! Que tapa na cara! Que oportunidade linda através desse encontro. Eu, que tanto gosto de refletir, me deparei com uma mulher que de verdade entendeu a vida. Como é maravilhoso o acaso! Tudo é providência.

Talvez ela não saiba, mas foi minha oração naquela noite. Foi a resposta de Deus para as minhas angústias escondidas. Nos anseios da vida corrida, que nos obriga a quase sempre não perceber, que em tudo há milagre.

Nos despedimos num caloroso abraço, após trocarmos telefone, afetos e muitas boas risadas, das resenhas que me contou sobre ela e as festas que gosta de frequentar.  Até me convidou a visitá-la. Disse que tem um filho de mais ou menos a minha idade que também está solteiro. Que fazia muito gosto de me ter como nora. Pode uma coisa dessa?

Desejei-lhe boa viagem e seguimos cada uma a seu destino, mas com uma certeza, de não foi por acaso, não foi sem querer. Há providência! Ela não só virou enredo dessa bela história, mas marcou a minha vida num instante. Com simplicidade, como quem não quer nada, ocupou um lugar gigante de vida e sabedoria e me ensinou com leveza e doçura que tudo passa, nesse vai e vem da vida, mas que o quê deixamos é sagrado demais, para ser contado em dinheiro.

 

Izângela Feitosa

 




Comentários

  1. Mas que sabedoria, essa mulher é a vida em pessoa. A vida como deve ser. Alegre, simples, verdadeira, cheia de fé e acima de tudo, com leveza.
    Ela inspira, pq é historia vivida não contada por terceiro. Que historia contada por terceiro ja é bom imagina a protagonista contando, que emoção!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito ,viajei no texto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

A BUNDA

ValorIza

CORPO PARA UM BIQUINÍ