FOTOS E FILTROS

 

FOTOS E FILTROS

 

Você tem medo de envelhecer?

Foi essa a pergunta que ouvi de um amigo, após ver fotos minhas produzidas, usando maquiagem, câmera, uma boa luz e autoestima. Me questionou a respeito do uso dessas tecnologias como se fosse uma proposta de não aceitação de mim, da minha imagem, uma superexposição de mentiras. O que não é verdade.

“Por que você precisa se distanciar tanto da sua imagem natural e expor isso em redes sociais? Por que se expõe tanto? Acho que sou uma das poucas pessoas que não gosta de se expor em redes sociais”.

Ele contra-argumentou, contando que guarda os melhores registros fotográficos dele, só pra ele; e que não é muito fã de postagem fotográficas apenas para ganhar likes. Seria essa a minha necessidade?

Comumente eu não me monto, no meu dia a dia sou totalmente normal como qualquer outra mulher da minha idade, mas não posso negar que de uns tempos para cá, depois de ter muito me maltratado, eu comecei a exercer comigo um processo curativo que começa com a imagem que o espelho revela. Porque não é sobre reflexo, é sobre como eu enxergo para além do que o espelho mostra. Tem a ver com quem me tornei, com quem na verdade representa minha identidade, seja visual, daquilo que vejo, ou do que mostro, mas é muito mais sobre o que sinto.

Você sabia que beleza é um estado de espírito? Que é por isso que tem dias que nos sentimos muito mais bonitas, e em outros nos sentimos totalmente destruídas?

O autocuidado está ligado a autoestima como um remédio poderoso de resgate de intimidade, que vai para além do que é material. Filtros, maquiagem, luz, câmera, ação!  Toda essa tecnologia não faz milagre se você não tiver o olhar de amor sobre você. É um processo de expor aquilo que pode sim demonstrar sua verdade.

Como os outros nos veem também, representa essa energia. Repare bem...quem enxerga com os olhos do amor, ver beleza em tudo! Isso é fato! Encontrar a beleza que habita na sua essência ressalta o que é verdadeiramente belo e isso nenhum filtro, câmera, ângulo, edição consegue esconder.

Não, eu não tenho medo de envelhecer. Me olho no espelho e vejo as marcas do tempo escrevendo em mim as mais lindas histórias de vida. Os meus olhos ainda enxergam a mocidade e eu estou feliz com o que vejo agora, muito mais do que há vinte anos. Tenho toda consciência de que a beleza da juventude está sendo substituída por uma beleza madura e muito mais autêntica, viril, consciente e cheia de amor-próprio. Que não solicita o reconhecimento de likes, ou os comentários exagerados de seguidores, que em sua maioria não condiz com o sentir. Eu sei quem sou agora!

Eu quero envelhecer, me reinventando de beleza, e aceitando minhas rugas e mudanças que o tempo nos traz, em desgaste corporal. Embora eu ache que estou ótima, com meu corpo. Adoro todas as minhas curvas...todas, inclusive as ditas “imperfeições”. São elas que me fazem em perfeição.

Não entendo os questionamentos a respeito de uma mulher, cheia de amor-próprio, expondo sua beleza sem pretensão nenhuma, apenas por autocelebração. Existe coisa mais sublime?

Seria insegurança de quem se incomoda? Talvez a não aceitação desses mesmos processos? A diferença é que eu me achei em beleza agora, e aprendi até a sorri para a câmera. (Coisa que eu não conseguia fazer, de jeito nenhum!). Perdi a vergonha, cansei de me esconder, de me punir, de me policiar se fico bem ou não numa roupa, ou em tirá-la. Encontrei beleza na minha liberdade desconstruída de padrões. Porque me tornei o meu próprio padrão. Perfeito!!

Sobre o  medo de envelhecer? Ah não!

Tenho medo de adoecer, de perder a vida sem viver tudo que eu sonho e desejo. Medo de ver a vida passar e não realizar aquilo que ainda anseio. Tenho medo de não conseguir mais amar, de não poder saborear as coisas lindas da vida. Uma existência talvez seja pouca para me preocupar tanto com o desgaste de tempo nessa casa chamado corpo. Porque o que eu quero é muito mais!!

Fotos e filtros jamais revelarão a beleza que eu sinto, que a cada ano a vida me permita mais, muito mais.

 

Izangela Feitosa

 

 


 

 

 

Comentários

  1. Bem colicado querida,pois quem nao quer envelhecer, morre jovem, e é fato que ninguem quer morrer. 0 importante e envelhecer com qualidade de vida tendo autonomia e independência pra fazer o que quiser. Bjos e boas festas

    ResponderExcluir
  2. Muito massa! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sente bela, vc é show nas suas palavras 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Ótimas colocações. Muito pertinentes .
    Seus textos mostra nos segurança, em muitos nos representa, por várias vezes viajei.
    Parabéns por sua inspiração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

A BUNDA

ValorIza

CORPO PARA UM BIQUINÍ