Porque os homens traem ?

Porque os homens traem?

         

          Outro dia em conversa com minhas amigas, surgiu um questionamento muito pertinente quando falamos sobre relacionamentos. Porque os homens traem?

          Não de hoje, mas sempre presente em nossas suposições, essa tem sido uma das perguntas mais difíceis de encontrar respostas convincentes. Acredito eu, que quase todas as pessoas que foram traídas já fizeram perguntas do tipo. Os PORQUES, estão sempre nos rodeando, e é fato que essa angústia por respostas convincentes nos prejudicam nas nossas relações futuras. Alguém traído carrega em si sombras e cicatrizes que podem atrapalhar novas relações, e isso não é bom pra ninguém.

          Para compreendermos o que há por trás do conceito de traição, é importante recordarmos as nossas raízes sociais estruturais, que designam ao homem um lugar privilegiado nessa cadeia relacional. Para eles tudo é permitido; e é por essa razão que a traição foi por muito tempo um conceito comum associado a masculinidade, pois os homens não deveriam recusar de maneira nenhuma a possibilidade de envolvimento com alguma mulher, mesmo que por diversão.

          Acontece que o mundo foi mudando e as mulheres aos poucos foram conquistando direitos e percebendo que essa prática nada mais é do que uma forma repressora de domínio de corpos. Foi então que as mulheres passaram a questionar tais atitudes, exigindo o mesmo compromisso e respeito que lhes são ofertados. Nada mais justo do que ter com o seu parceiro um relacionamento onde as regras estabelecidas não fossem destinadas de acordo com o gênero, afinal homens e mulheres devem viver bem e em harmonia.

Pois bem, homens mesmo cientes dessa nova ordem feminina, ainda não aplicada como se deve nas relações, começam a ter um novo olhar em relação as mulheres. É bem verdade que hoje em dia traição não é mais uma coisa masculina, porém as razões pelas quais homens e mulheres traem são distintas. Vou tentar explicar, de uma forma mais didática.

Homens traem para se sentirem no topo, por uma questão de poder, como uma massagem no ego. Eles precisam estar bem, com a autoestima elevada. Para eles o envolvimento não está associado aos sentimentos. Já para as mulheres a coisa muda de figura. Mulheres geralmente traem por se sentirem vulneráveis, carentes. Para elas atenção é associada a importância e sentimentos. Amor e sexo andam de mãos dadas e por isso elas dão tanto valor a fidelidade.

O homem percebe quando uma mulher está vulnerável. Ele então usa do seu poder de caçador e a cerca de todos os lados para conquistá-la. Ele diz o que ela o que ela quer ouvir, conversa, dar-lhe atenção, demonstra cuidado, exalta suas qualidades, eleva sua autoestima. Faz com que ela se sinta importante e quando finalmente a conquista, perde o interesse, pois seu objetivo foi alcançado; desassociado de sentimentos, para ele tudo aquilo não passou de um jogo egoísta, afago a sua autoestima.

Mulheres são envolvidas, e logo são presas fáceis. Raramente uma mulher que cede aos galanteios de um homem não espera dele um vínculo. Ela faz planos, cria expectativas, fica sonhando com o que provavelmente não terá.

Perceba que há uma discrepância entre os dois, que vem exatamente da nossa educação. Mulheres são educadas a correlacionar sexo a amor. A serem cortejadas, a nunca expressarem seus anseios especialmente sexuais. Não tem como dá certo. Começamos nossa vida afetiva de forma errada e seguimos assim.

Quando uma mulher descobre que foi traída, a sua dor está diretamente associada ao que ela conhece de sentimentos. Na cabeça dela existe um vínculo entre os dois. Ela automaticamente projeta uma rejeição, se sente diminuída, porque seu prazer sempre esteve associado a satisfação do outro. Se culpa, se compara, se perde.

Quando um homem descobre que foi traído, ele se revolta, porque acredita que aquela mulher tenha usados dos mesmos motivos que ele usaria. Desapego, satisfação momentânea, algo sem importância. Ele acredita que ela será capaz de agir sexualmente sem vínculos, o que fere a conduta machista, pois é inadmissível que uma mulher exerça as mesmas práticas.

A verdade é que sempre vamos julgar os outros a partir do que sabemos sobre nós. Embora eu acredite que homens e mulheres devam andar lado a lado nas suas concepções, não acho bacana um relacionamento onde haja traição.

Quando não está legal. Quando algum dos dois já não está feliz com a companhia que escolheu, é hora de repensar. Assim evitamos nos ferir e ferir o outro. Ser honesto com seus sentimentos, exercer o diálogo, ter consciência das suas decisões ainda é um ponto importante para vivermos em harmonia e celebrarmos a felicidade a dois. Porque eu sei que é possível.  

Izângela Feitosa





Comentários

  1. É fundamental que exista o diálogo e honestidade mesmo, concordo com você.

    ResponderExcluir
  2. O quê dizer do homem......
    Iza, vc é muito boa no que faz e escreve.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas reflexões 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Importante tema porque os homens traem mais de uma vez . Vamos nos libertar deste mito que mulher sofre com traição pq ela supera.

    ResponderExcluir
  5. A traição é mentiras são inadmissíveis num relacionamento. Quando acontece, o mesmo nunca mais terá paz e, está fadado ao fracasso e o fim. Porém, a maturidade vem com a idade. Quando somos mais jovens erramos muito. Mas é quando amadurecemos que aprendemos com nossos erros e perdas. "TEMPO, MUITO OBRIGADO PELOS ENSINAMENTOS"!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Lembrando que realmente a sexualidade desperta na puberdade, mas a visão, o conceito, a aceitação, o diálogo sobre esse tema já está construído nas cabeças de ambos, tanto dos homens quanto das mulheres. Daí acontecem a traição, o sofrimento, a alegria, frustração... e uma gama de sentimentos que podem variar de acordo com os nossos pressupostos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

A BUNDA

ValorIza

CORPO PARA UM BIQUINÍ