É sobre ser.

 

Outro dia estava no comércio do meu pai e enquanto ele conversava com um de seus clientes, fui apresentada a esse senhor. Um Homem simples, mas muito sábio.

Papai dizia: -Minha filha, conheço muita gente que fala de Deus, mas esse daqui, conhece o fundamento da palavra.

O homem então disse: -Seu Dizio, se fizéssemos apenas o fundamento estaríamos livre de todo mal. “Amar a Deus sobe todas as coisas”. Esse é o fundamento. Nada mais precisaríamos.

Pensei por um instante naquela implicação. Ele então completou:

-Nada é nosso!! Tudo passa.

Veja bem, estava eu conversando com um homem muito rico, enquanto ele olhava um ínfimo de terra, gado, bichos, muita fartura, me dizia... Tudo isso é meu. Sou muito agraciado, você não acha?

Eu pensei na minha vida simples. Tenho uma casa pra morar que me foi cedida. Tenho comida apenas o suficiente pra passar o mês. Uso roupas até não me servirem mais, não tenho bicho, nem terra, mas me sinto um privilegiado filho de Deus; nada me falta.

Respondi ao meu amigo rico: - É bem verdade que tens isso tudo. Mas daqui a 50 anos de quem será?

Ele revelou certa desconfiança no que ouvira, e ficou a pensar numa resposta, enquanto eu completei:

-Tudo tem seu tempo. Podes construir um império e nunca ter paz ou felicidade. Podes também construir um império e ser muito feliz. Riqueza é um estado de Espírito relativo a quem vive. O que vai delegar essa diferença é exatamente o fundamento: O Amor.

Se púberes amar, ensinará aos teus o que é o amor. Amarás a vida, o que ele proporciona, não deixará de fazer do amor rua principal arma de progresso e teus filhos saberão também reproduzir o amor pelas pessoas, e não pelas coisas.

O homem pensou e respondeu: - Tens razão. Não temos o amanhã. Temos o agora, e é assim que devemos viver; em amor.

Quantas pessoas “perderam suas fortunas?”. Que fortunas??

O que é teu fica, permanece. Mas onde está teu coração está o teu tesouro... não é mesmo!?

 

Todo dia, durante esse um ano pandêmico nos deparamos com esses medos; de perder o que não temos. Pois o que temos é a vida, e por ela devemos lutar até o fim. E ainda assim a perdemos. Dinheiro não vai te salvar! Essa é a ilusão que nos consome, achando sempre que se tivermos um pouco mais, estaremos melhor.

Veja quantos já morreram com seus cofres cheios de dinheiro!?

Isso só nos prova, que tudo é passageiro. Nada é nosso.

Aproveite nesse mundo o que tiver de bom, sem ferir a si, nem aos outros. Ninguém leva nada, e o que deixa de nada valerá pra quem não souber aprender em vida o que de verdade tem valor.

Toda energia precisa fluir, assim também é com o dinheiro, se eu não posso fazer com ele algo positivo por alguém, aquela energia presa, encontra um jeito de extravasar, e as vezes vem carregado de péssimos sentimentos, entre eles, a ganância, inveja, arrogância, maldade, morte.

Quem é feliz sabe que não é sobre ter, é sobre ser. 


Izângela Feitosa





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BUNDA

ValorIza

CORPO PARA UM BIQUINÍ