O melhor procedimento estético do mundo (LIPO NA ALMA)


 Alguns anos atrás, fiz uma lipo. Procurei um dos melhores médicos, me respaldei de todo conhecimento possível, riscos e benefícios, para a realização daquele procedimento, que naquele momento para mim, teria uma importância significativa.

Estava casada há 14 anos, tinha uma filha de 10, e um marido jovem e bonito. Acabara de descobrir que estava sendo traída, e me culpava absurdamente por isso, afinal de contas eu havia falhado no meu plano perfeito de esposa e mãe.

Na minha cabeça eu havia relaxado, não recebia mais elogios, não percebia ali nenhum tipo de desejo, não conseguia manter por mim nenhum tipo de apreço, e isso era reforçado diariamente nas palavras do meu marido, talvez por isso eu “merecesse” toda aquela situação. Então a alternativa sugerida de imediato seria mudar o meu corpo para assim se enquadrar mais uma vez nos desejos daquele que seria a pessoa mais importante da minha vida.

Porque estou tocando nesse assunto hoje? Porque fui surpreendida com a notícia da morte de uma jovem moça, belíssima, cheia de vida, mas que se sentia assim de alguma maneira imperfeita, para ela, ou para o mundo. Sejam quais forem as razões, cabem a nós muitas reflexões a respeito.

Não cabe aqui o julgamento sobre atitudes, tão pouco delegar culpados, o que precisamos é fazermos uma análise profunda do quanto somos refém de padrões e do quanto sentimos necessidades de agradar a conceitos impositivos de beleza.

Não... Não me arrependo de ter feito o que fiz, mas hoje percebo que fiz pelas razões erradas. E é aí que começa essa análise necessária.

As vezes os procedimentos que necessitamos urgentemente, não estão no corpo, mas na alma. Que não aceita a condição humana de não ser perfeita, que busca incansavelmente um padrão imposto por sei lá quem! Que se maltrata cada vez que passa vontade de comer algo, ou na exaustão do exercício físicos, ou talvez em horas e horas de jejum intermitente.

Nossa sociedade está adoecida de opressão, que fazem jovens se virem diante de questionamentos conflitantes de distorções de imagens, fazendo todas parecerem uma só. Como se não fossemos feitos diferentes de propósito... Cruel e suicida! Não nos aceitamos mais como únicos. Queremos ser apenas mais um! Exatamente copiado.

Tiro daqui, coloco acolá... reduzo em lugares, aumento em outros. Estico, puxo, arrebito, até não restar nada de mim! Cada pedaço remodelado, sem consciência interior expõe cada vez mais a fragilidade interior de quem se perdeu em si, e não consegue mais se encontrar nem por dentro, nem por fora. Deixamos de existir.

Foi essa a conclusão que me fez perceber que na verdade precisava de um lipo mental. Que retirasse de mim toda aquela falta de autoestima. O que eu precisava mesmo era de amor-próprio, aceitação, autoconhecimento. Procedimentos tão importantes e bem mais baratos, menos invasivos e que fazem um efeito enorme.

E antes que alguém diga: Ah, mas ela fala isso porque agora engordou e não tem mais dinheiro para fazer novamente outro procedimento. (O que é também verdade!)

Talvez eu fizesse novamente... Afinal de contas a gente sempre pode melhorar alguma coisinha que se queira, não é mesmo¿ Mas por hora estou muito bem e feliz, com minhas curvas, todas as minhas imperfeições; assumindo o tempo como aliado do que tenho de melhor, pois aprendi a lidar com isso de outra forma... resiliente.

Invisto hoje mais no que me importa, e com certeza não é a beleza.  Ela tem sim seu lugar, mas não é o todo, é só uma parte. Aliás, acho que comecei a ver beleza em outros lugares. De várias formas e modelos; únicos e naturais.

Não recomento o bisturi para remodelar o que está imperfeito no interior de alguém, para isso existem as terapias. Se depois disso ainda achar que necessita melhorar, faça! Mas faça com responsabilidade, procurando bons profissionais, escutando a opinião ética de quem tem boas referências. Não banalize coisa séria, a vida tem suas fragilidades, e o acaso sempre encontra jeito de se justiçar. Se dê o respeito de compreender que nem sempre o que vemos em nós, é mesmo um problema tão grande. Escute as pessoas que te amam e que te amarão exatamente como és. Não de ouvidos as regras impositivas de uma mídia perversa que só pensa no poder capitalista do lucro. Por fim: SE AME!! Esse é o melhor procedimento estético do mundo.

 

Izangela Feitosa




Comentários

  1. Texto verdadeiro, o que narra a realidade da sociedade suja e interesseira!!!

    Ama-te primeiro e se der tempo, escute os outros.

    ResponderExcluir
  2. Muito oportuna e necessária a sua abordagem. Realmente, vivemos momentos da total inversão de valores. Ficar bonita(o) a qualquer custo, em busca da perfeição (que muitas vezes já existe), mostra, com nitidez, que vivemos mergulhada(o)s no submundo da FUTILIDADE.

    Parabéns pela iniciativa, Izangela Feitosa! ��

    ResponderExcluir
  3. Reflexão necessária, as pessoas não valorizam o cuidado da saúde mental e emocional. Sempre acham caro, mas pagam caro em procedimentos estéticos que como vc disse as vezes são realizados pelos motivos errados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente aqui. Sua opinião é muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

A BUNDA

ValorIza

CORPO PARA UM BIQUINÍ