Autoeducação

AUTOEDUCAÇÃO


Eu li essa frase e imediatamente comecei a questionar o que essas simples palavras unidas representam...“Auto educar”

A gente fala tanto da educação, do quanto isso representa na nossa vida até o fim, mas não paramos pra perceber até onde nos auto educamos através do que vemos, lemos, convivemos, sentimos, participamos.

As nossas reações diante do que vivemos é uma forma bem simples de autoeducação.

Mas se em toda nossa vida não somos capazes de saber discernir entre o que devemos ou não fazer, como nos auto educamos?!

Me auto educo quando percebo que o que falam de mim, não me diz respeito.

É apenas uma opinião alheia de quem se quer me deu o direito de conhecer quem sou.

É aí que nascem os preconceitos.

Nessa proposta da falta de educação que me dou, ao permitir medir com a mesma medida que é do outro.

Me auto educo quando preservo os meus ouvidos aos assuntos mal ditos, as fofocas, as condenações do que não conheço.

Me auto educo quando sou gentil naturalmente, quando abraço com sensibilidade, quando paro pra escutar, quem precisa falar.

Auto educo quando digo obrigada, me desculpe, perdão.

Quando sinto a necessidade do outro, quando me coloco em seu lugar.

Quando me dou, quando encorajo, quando sou honesta, generosa, verdadeira.

Quando preciso ser enfática diante da violência, assumindo um lado em defesa do bem.

Me auto educo quando percebo o amor através da simplicidade, da humildade, da gentileza.

Quando deixo a criança que mora em mim ter uma segunda chance de aprender, e reaprender...

Me auto educo quando rompo com todo processo condenatório de ser apenas mais um, igual a todos os outros.

Porque educação não está na sala de aula, está para além dos espaços físicos, está naquilo que não posso ver. Porque educação está em todos os gestos reproduzidos, ditos e vividos de toda uma vida. Que nos faz sermos capazes de absorver o maior de todos os prêmios... Educar-se!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BUNDA

ValorIza

CORPO PARA UM BIQUINÍ